Laboratório Veterinário

Fundado em setembro de 2012, o Laboratório de Patologia Clínica Bicho Zen realiza diversos exames e presta auxílio ao clínico e cirurgião de pequenos animais.

Os exames laboratoriais são importantes ferramentas para o diagnóstico de diversas doenças que acometem cães e gatos. Em associação a outros exames complementares, permitem melhor direcionamento para suspeitas clínicas e exclusão de diversos diagnósticos diferenciais.

O resultado de um exame laboratorial confiável e de qualidade depende de vários fatores, tais como a coleta do material e o manuseio da amostra. Qualquer alteração pode comprometer o resultado do exame.

Nossa missão é atender aos médicos veterinários, clientes e animais seguindo preceitos éticos, científicos e humanos, conhecimento e confiança, com os melhores equipamentos e profissionais.

Temos como principal objetivo auxiliar o clínico veterinário a diagnosticar doenças, levando informações e recursos que possam ser aplicados na prática terapêutica da medicina veterinária e a desenvolver um perfil de saúde dos cães e gatos, fator fundamental na medicina preventiva.

Os exames externos são realizados mediante requisição de um médico veterinário.

Realizamos coletas de segunda à quinta-feira, das 9:00 às 22:00, e às sextas, das 9:00 às 18:00, sendo os laudos confeccionados em até 24 horas.

Exames realizados:

• Hematologia
Hemograma

É um exame simples e que contém muitas informações esclarecedoras para o médico veterinário. Auxilia no diagnóstico e no controle de algumas infecções bacterianas, virais, anemias e alterações de plaquetas.
O hemograma geralmente é solicitado para auxílio na definição do quadro clínico do paciente, no pré-cirúrgico, na avaliação de medicamentos que devem ser prescritos especialmente para o organismo do animal, e pode ser solicitado concomitante a outros exames.

• Urinálise
Urina tipo I

O exame de urina é barato e simples. Consiste na avaliação física, química e do sedimento da urina, e pode dizer muito em relação à saúde dos cães e gatos.
Também traz informações sobre a função renal, alterações na bexiga e na uretra, além de doenças sistêmicas como diabetes, entre outras.

Relação Proteína / Creatinina Urinária

É um teste que pode indicar a condição dos rins, mesmo quando ainda não há sintomatologia clínica ou alterações significativas em exames laboratoriais que indiquem danos no órgão. Identifica a quantidade de moléculas de proteína em relação às moléculas de creatinina, sendo que é esperado que haja quantidade elevada de creatinina na urina.

• Microbiologia
Citologia de Ouvido

É um exame que auxilia no diagnóstico das moléstias auriculares em cães e gatos, como por exemplo, as otites. Identifica se há a presença de microrganismos e os especifica, e se há a presença da levedura Malassezia sp., em ambos os ouvidos ou somente em um.

Raspado de Pele

É um exame bastante utilizado pelo veterinário, pois identifica a ocorrência de problemas de pele, como alopecia, prurido, eritema... Em cães e gatos é grande a frequência desses distúrbios. Logo, por meio da pele dos pacientes podemos ter muitas informações sobre a possibilidade de doenças alérgicas, presença de ectoparasitas, infecções bacterianas, infecções fúngicas, além de prevenir zoonoses...

O exame traz informações bastante completas e importantes, pois avalia a morfologia dos pelos, e se há a presença de ectoparasitas, bactérias e/ou fungos.

• Parasitologia
Coproparasitológico

O exame coproparasitológico, popularmente conhecido como exame de fezes, é de grande auxílio no diagnóstico de doenças relacionadas ao trato gastrointestinal, pois analisa as amostras fecais de forma macroscópica e microscópica. Fornece informações sobre a presença de parasitas no trato gastrointestinal, a existência de corpos estranhos, má digestão ou absorção de nutrientes, infecções, etc.

A amostra deve consistir em no mínimo 10 gramas de fezes frescas do paciente, ser acondicionada em coletor universal apropriado, e deve ser mantida refrigerada até ser levada ao laboratório da clínica veterinária.

• Bioquímica
Ureia e Creatinina

Tem grande importância na avaliação da capacidade funcional do sistema urinário no organismo animal. A ureia é uma substância formada no fígado e excretada em sua maior parte pelos rins. Já a creatinina é uma substância que tem sua excreção somente via renal e é proveniente da creatina da musculatura esquelética.

ALT

É uma enzima bastante específica para a avaliação do funcionamento do fígado em cães e gatos, pois sua maior concentração se dá no interior das células hepáticas.

AST

Enzima que está presente no fígado, nos rins e pâncreas, e nos músculos esquelético e cardíaco. Em cães e gatos, pode ser utilizada como mais uma ferramenta para avaliação hepática, embora não tenha tanta especificidade na avaliação quanto outras enzimas.

FA

É uma enzima produzida no fígado, nos ossos, nos rins, na placenta e no intestino, e que também auxilia na avaliação da função hepática em cães e gatos, pois sua maior produção se dá no fígado.

GGT

Enzima produzida em diversos tecidos, como fígado, ossos, rins, placenta e intestino, com grande sensibilidade e especificidade em felinos.
Sua atuação se dá principalmente no fígado e nos rins, o que a torna mais uma importante ferramenta na avaliação da função hepática.

Glicose

É um carboidrato, monossacarídeo, que é degradado e utilizado como fonte de energia pelo organismo. Está bastante relacionado ao pâncreas endócrino, devido ao mesmo produzir hormônios que atuam na regulação da glicose, dentre outras funções. Logo, pode ser um indicador da funcionalidade endócrina do pâncreas.

É importante que o exame seja coletado com o paciente em jejum alimentar de 8 horas, para que não ocorram interferências no resultado, pois a glicose é uma substância bastante sensível.

Frutosamina

É uma proteína glicada, formada pela união da glicose com proteínas. Logo, também serve de auxílio para a monitoração da glicemia, mas com o diferencial de trazer informações pregressas da concentração sérica de glicose.

Albumina

É uma proteína produzida no fígado. Possui extrema importância no plasma sanguíneo, devido a sua grande quantidade no mesmo. A albumina constitui de 35% a 50% das proteínas presentes no plasma e atua no transporte de substâncias, manutenção da pressão sanguínea e pH.

Colesterol Total

É um lipídeo, comumente chamado também de “gordura”, sintetizado em grande parte pelo fígado e adquirido também por meio da alimentação. Atua no organismo na produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares. Logo, é uma ferramenta que pode auxiliar na obtenção de mais informações sobre distúrbios hormonais, dieta inapropriada, etc.

• Dosagem Hormonal
T4 Total

É um hormônio, produzido na glândula Tireóide, de extrema importância para a funcionalidade correta do organismo como um todo, atuando e controlando diversas atividades essenciais. O aumento ou a diminuição deste hormônio no organismo acarreta em uma série de sintomas generalizados.

• Imunologia
Snap de Giardia

É um teste rápido e simples, de alta sensibilidade e especificidade, que detecta a presença do parasita intestinal Giárdia nas amostras de fezes de felinos e caninos.

Teste rápido de Cinomose

É um exame bastante preciso, que auxilia na detecção do antígeno do vírus da cinomose em cães. Pode ser realizado utilizando-se saliva, urina, soro, plasma, secreção de mucosa nasal e secreção conjuntiva, sendo esta a mais indicada para a realização do teste.

Snap de FIV/FEL

É um teste rápido, utilizado para detectar anticorpos de FIV e antígenos de FeLV, simultaneamente, em felinos. Pode ser realizado em amostras de soro, plasma ou sangue total, e tem alta sensibilidade e especificidade.

Snap de Erlíquia

É um teste rápido e completo pois, ao utilizar o soro, plasma ou sangue total de cães, é possível detectar o antígeno de Dirofilaria immitis e dos anticorpos de Anaplasma phagocytophilum, Anaplasma platys, Borrelia burgdorferi, Ehrlichia canis e Ehrlichia ewingii.

Jd. da Saúde I.

Loja:

Av. Bosque da Saúde, 2118
(11) 5062-4378
(11) 5068-3099
whatsapp (11) 9 9163-9757
cursino@bichozen.com.br

Jd. da Saúde II.

Loja:

Rua Gen. Chagas Santos, 960
(11) 5077-1003
(11) 5077-1349
whatsapp (11) 9 9164-2738
general@bichozen.com.br

Brooklin Novo.

Loja:

Rua Laplace, 147
(11) 5041-3540
(11) 5093-8527
whatsapp (11) 9 9165-8476
laplace@bichozen.com.br

Campo Belo.

Loja:

Rua Vieira de Moraes, 95
(11) 5093-9460
(11) 5096-0142
whatsapp (11) 9 9161-4958
vieira@bichozen.com.br

Vila Prudente.

Loja:

Rua do Orfanato, 122
(11) 3476-4187
whatsapp (11) 9 9155-6389
prudente@bichozen.com.br

Matérias e Curiosidades

Doação de Cães e Gatos

A Verdade que Nunca Te Contaram sobre Animais Abandonados no Brasil. Doação de cães e gatos é um assunto muito sério. Infelizmente, as pessoas tem um preconceito muito grande sobre animais que estão abandonados, mas não fazem ideia de como eles foram parar lá. No intuito de conscientizar e fazer você entender que existe muito animal […]

Peitoral ou Coleira Pet?

Qual a melhor opção na hora de passear: Peitoral ou coleira pet? Na hora de sair passear com os cachorros, muitas pessoas ficam em dúvida, se o melhor é usar peitoral ou coleira pet. Nós separamos os prós e contras de cada uma, para você saber qual dos dois é mais adequado para o seu […]

De olho no peso dos Pets

Descuido dos tutores aumenta o peso dos pets Pesquisa internacional com participação de brasileiros mostrou que tutores descuidam do peso dos pets e, para agradá-los, dão mais comida do que o necessário. 54% dos tutores de gatos e cães sempre cedem aos apelos dos pets e oferecem mais alimento quando eles “pedem” por isso. 22% […]

Ver mais