Especialidade em Felinos

Especialidade em Felinos Bicho Zen

A especialidade em felinos na nossa clínica veterinária, é de responsabilidade da Drª Ana Paula.

Realizamos exames clínicos completo e detalhado dos felinos, fazemos a avaliação do seu estado físico e possíveis alterações que possam indicar algum problema de saúde.

Procuramos  esclarecer as dúvidas do proprietário e fazemos recomendações de cuidados de alimentação e aspectos físico e mental do felino.

Por que é importante vacinar seu gato?

As vacinas ajudam seu gato a se defender de alguns vírus e bactérias que provocam doenças.

Elas ensinam o sistema de defesa do organismo do animal a reconhecer e combater um possível contato com os agentes infecciosos.

Trabalhamos com a Quádrupla felina, mais conhecida como V4

10 dicas importantes sobre vacinação

1. Ao vacinar seu bichinho, você tomou a decisão correta. Muitas doenças infecciosas, algumas fatais, são prevenidas dessa maneira.

2. Com a vacinação, você contribui também para a proteção dos animais ao redor dele, evitando surto de doenças.

3. Algumas das doenças preveníveis por meio de vacinas são consideradas zoonoses, como a raiva, a giardíase e a leptospirose em cães. Elas podem passar do animal para o ser humano, incluindo crianças, adultos e idosos.

O que esperar após a vacinação?

4. As vacinações são procedimentos seguros, por isso são amplamente utilizadas no mundo todo. No entanto, existe uma pequena chance de alguns animais, mais sensíveis, desenvolverem reações vacinais, e você deve estar atento a essa possibilidade.

5. A vacinação estimula o sistema imunológico. Nesse processo, pode ser que o seu animal apresente alguns sintomas como febre, falta de apetite e um pouco de tristeza nos primeiros 2 a 3 dias após a vacinação.  Se isso ocorrer, comunique o seu médico veterinário assim que possível para as devidas recomendações.

6. Em alguns animais, pode-se formar um pequeno nódulo (uma “bolinha”) no local onde a vacina foi aplicada. Trata-se de uma reação do organismo à vacina, e deve desaparecer ao longo dos dias. Às vezes esse nódulo pode causar um pouco de dor. Comunique ao médico veterinário e ele poderá medicar o seu amiguinho, caso seja necessário.

7. Qualquer outro tipo de reação vacinal (vômitos, diarreia, espirros, tosse, nódulo no local de aplicação grande ou que não passa) deve ser informado ao médico veterinário.

especialidade-em-felinos

Quais cuidados tomar com a primeira vacina?

8. Se o seu animal for um filhote que está tomando as primeiras vacinas da vida, ou um cão adulto que nunca tomou vacinas, evite exposição exagerada a lugares com grande concentrações de outros cães, como parques e petshops, até que todo o esquema vacinal tenha sido completado. Isso porque nesses animais as vacinas vão estimulando o sistema imunológico gradualmente até se atingir o nível de proteção adequado.

9. Se o seu animal estiver recebendo um reforço de vacinas, vida normal…não é preciso restrição de acesso a qualquer lugar.

Por quanto tempo ele estará protegido?

10. A proteção conferida pelas vacinas tem duração. Ou seja, é necessário fazer os reforços nas datas estipuladas (em geral anuais) para ter certeza de que seu amiguinho estará protegido o tempo todo, onde quer que você o leve.

Não atrase suas vacinas!

Principais doenças que acontecem com os gatos e como preveni-las:

Panleucopenia

Causada por vírus, é também conhecida como a parvovirose dos gatos.

Filhotes são altamente propensos a esta doença, cujo sintomas principais são vômitos acompanhados ou não de diarreia, febre e tristeza.

Se não for tratada a tempo, pode ser letal.

Rinotraqueíte

Esta doença é causada por um herpesvírus que acomete o trato respiratório superior dos gatos, levando a tosse, espirros, secreção nasal e ocular e febre.

Os gatos parecem gripados, com narinas entupidas, e podem ter dificuldade para respirar.

A transmissão é muito fácil entre animais que convivem no mesmo ambiente.

Calicivirose

O calicivírus felino é extremamente contagioso e também provoca um quadro de doença respiratória nos gatos, sendo muitas vezes confundido com outros agentes.

Uma característica importante é que esse vírus causa úlceras (feridas) na boca dos felinos, algo que dificulta em muito a ingestão de água e alimentos.

Clamidiose

Trata-se de uma infecção bacteriana que afeta em particular os olhos dos gatos.

Secreção ocular que lembra pus e olhos avermelhados ou fechados podem indicar a clamidiose.

Frequentemente, a clamidiose ocorre ao mesmo tempo com outras infecções respiratórias. Se os olhos não forem tratados adequadamente, pode haver comprometimento permanente da visão.

Raiva

A raiva é uma das doenças infecciosas de cães e gatos mais importantes porque é uma zoonose fatal.

Geralmente é transmitida por meio da mordida de um animal doente (que pode ser um cão ou um gato) ou de animais que funcionam como reservatórios naturais (morcegos, por exemplo).

O vírus da raiva afeta o sistema nervoso, provocando alterações de comportamento que podem variar de extrema excitação (daí o nome da doença) até depressão.

Muitos animais não conseguem engolir comida e líquidos à medida que a doença progride.

Cirurgias em Felinos

Contamos com cirurgião e sala própria equipada com  monitor multiparâmetros, aparelho de anestesia inalatória, bomba de infusão contínua, aparelho de pressão.

As cirurgias realizadas vão desde castração felina, limpeza de tártaro, procedimentos mais simples até cirurgias de ortopedia.

cirurgia-em-felinos

Eletrocardiograma em Felinos

Fundamental para a cardiologia veterinária, o exame de eletrocardiograma em felinos é uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje.

Podendo mostrar sinais de que algo não está normal com o coração dos felinos e com a vantagem de não ser um exame invasivo para os animais, o procedimento é indolor, realizado com facilidade e em pouco tempo.

Exames realizados em Felinos

Nossa Clínica Veterinária conta com Laboratório Próprio para realização dos exames.

Em nosso laboratório realizamos os seguintes exames:

FIV/FELV, Hemograma, Função Renal e Hepático, T4  e Exames de Urina e Fezes.

Ultrassom Abdominal em Felinos

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem muito utilizada na medicina veterinária.

Avalia as alterações de órgãos abdominais, de uma maneira rápida, indolor e sem efeitos prejudiciais a saúde do paciente.

O animal deve estar jejum alimentar de 8 horas, visando diminuir a quantidade de alimento e gás em trato gastrointestinal, os mesmos são uma barreira para o ultrassom e prejudicam a qualidade das imagens.

Deve ser evitado que o mesmo urine pelo menos 2 horas antes do exame, para a avaliação da própria bexiga urinária e facilitar o exame de órgãos abdominais adjacentes à bexiga urinária.

Conclusão:

Se tratando de especialidade em felinos, devemos tomar todos os cuidados mencionados nesta postagem, porém um médico veterinário deve ser sempre consultado.

A Clínica Veterinária no Jardim da Saúde SP é um centro de cuidados da saúde e estética do seu Pet e está localizada na Av. Bosque da Saúde, 2118 – Saúde/SP

Clínica Veterinária Bicho Zen iniciou suas atividades na unidade Jardim da Saúde I, em março de 2009, com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento aos nossos amigos de quatro patas, cuidando com o carinho e dedicação que eles merecem.

Os serviços oferecidos pela clínica são: atendimento clínico e cirúrgico para cães e gatos, banho e tosa e táxi dog, os quais foram sendo aprimorados ao longo do tempo.

Curta nossa página no Facebook: BichoZenOficial