Conheça 10 dicas úteis para evitar acidentes relacionados ao seu cachorro durante as festas, acima de tudo cuidados com o pet na queima de fogos.
10 cuidados com o pet na queima de fogos
Barulhos excessivos:
Deixe o animal em um local onde o barulho é mais baixo junto com algo que tenha o cheiro do tutor, como camisetas ou a própria cama.

Risco de fuga:
Alguns animais, quando ficam assustados, tentam fugir por locais que nem sempre são seguros. Por isso, é importante, além dos treinos de dessensibilização, mantê-los em locais que eles não possam fugir e que, ao mesmo tempo, sintam-se protegidos.
Risco de queda:
É importante proteger janelas e sacadas perigosas, evitando que, no desespero, o cão tente pular.
Árvores de Natal:
Os pets curiosos podem se machucar com os enfeites da árvore de Natal. Por isso, tente deixá-la em um local onde ele não tenha acesso. Além disso, opte por enfeites que não sejam tão perigosos, como os de plástico, papel ou feltro. Tente também ensiná-lo a respeitar os limites.
Atenção aos ansiosos:
Alguns animais ansiosos podem acabar roendo objetos, como a árvore de natal, seus enfeites e até mesmo os pisca-piscas. Por isso, invista em um bom enriquecimento ambiental e até mesmo em sprays repelentes para móveis.
Casa cheia:
É preciso ficar atento à chegada dos convidados, pois com toda a animação de recebê-los é possível esquecer o cachorro para fora de casa. É importante que todos os animais tenham alguma forma de identificação. Caso o seu pet fique muito assustado com tanta gente, é legal deixá-lo em um cômodo da casa onde ele se sinta seguro ou em um hotel de sua confiança.
Alimentos tóxicos:
Alguns alimentos são tóxicos e podem até levar o pet à morte! Por essa razão, é importante alertar os seus convidados para que não deem comida e guloseimas a ele. Evite: chocolate, uva passa, macadâmia e ossos.
Bebidas alcóolicas:
Procure não deixar bebidas alcóolicas ao alcance dos pets, pois pequenas quantidades ingeridas podem levá-los ao coma alcoólico. Nesses casos, procure um médico veterinário imediatamente.
Plaquinhas de identificação:
Como falamos anteriormente, é muito importante que o seu pet tenha alguma identificação com o nome dele e do tutor, endereço e telefone para contato. Caso ele fuja, é mais fácil identificá-lo.
Acidentes com pessoas:
Algumas reações e movimentos podem fazer com que o pet se assuste e aja em defesa da família, com agressividade, mesmo que esse não seja o seu comportamento natural. A melhor maneira de evitar tais situações é dessensibilizando o cão a esses barulhos e movimentos.
Nem sempre os treinos são fáceis, por isso, a ajuda de um adestrador profissional pode ser a solução.
Os cuidados com o pet na queima de fogos são essenciais para o bem estar do seu amigo, faça sua parte!
Conclusão:
Lembramos que toda a informação contida no site BichoZen têm fins meramente informativos e não deve ser considerada assessoria, diagnóstico ou tratamento médico.
Nunca deixe de consultar o médico veterinário por algo que você tenha lido neste site.
Curta nossa página no Facebook: BichoZenOficial
3 thoughts on “Cuidados com o pet na queima de fogos”
Na véspera do Ano Novo não vou sair para que minha cachorrinha não fique assustada…
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!