Cães tendem a engordar no inverno, a quantidade de alimento ingerido pode aumentar em até 20%
Durante o inverno, cães tendem a engordar pelo fato de diminuírem as atividades físicas e se alimentarem mais.
Assim como os seres humanos, os cachorros têm dificuldade de se exercitar e tendem a comer mais do que o normal.
Os cães tendem a engordar no período do inverno por duas razões. “Assim como nós, os cachorros também ficam preguiçosos e acabam dormindo mais. E nós também. Se estiver muito frio, não saímos para passear e caminhar. Se saímos, voltamos rápido”.
Além da ausência de exercícios, no inverno, o gasto calórico é maior para que se mantenha a temperatura corpórea, podendo aumentar em até 20% nesse período.
A obesidade é uma patologia, e não somente um excesso de peso.
Ela pode ser constatada a partir de uma alteração no padrão racial ou no aumento significativo de peso em relação àquele ideal do cachorro.
Se o cachorro for de raça, existe um padrão predefinido de peso, tamanho e outras características fisiológicas do animal. Não é possível definir esses padrões se o filhote for fruto de um cruzamento entre raças.
Existe outra forma de estabelecer o peso saudável:
Depois de alcançado um ano e meio de idade, o animal tende a manter esse peso por muito tempo.
Além da quantidade de comida ingerida e das alterações metabólicas, a obesidade pode ser causada por doenças que favorecem o ganho de peso.
Algumas disfunções são semelhantes às patologias que afetam os seres humanos, como o hipotireoidismo – pouca ou mínima produção do hormônio da tireoide – e transtornos da glândula adrenal (suprarrenal nos seres humanos), que, quando produz seu hormônio em excesso, causa aumento de peso.
É claro que todo o diagnóstico da doença deve ser feito por um veterinário.
Assim que o dono do animal verificar qualquer tipo de anormalidade, o cachorro deve ser levado ao especialista.
Descartada qualquer doença hormonal, o controle do peso pode ser iniciado. Ele se dá pela restrição calórica e pela prática de atividades físicas.
O tratamento é baseado em três pilares: a conscientização do dono à respeito da situação, a seriedade na dieta e a frequência dos exercícios.
Quanto à restrição calórica, a melhor ração é aquela específica para cães obesos, e não necessariamente as rações light. Estas são indicadas para a manutenção do peso, e não perda.
Se o animal emagrecer com a ração light, ele não estará perdendo peso de forma saudável.
Essa atividade auxilia muito no tratamento, mas o método considerado fundamental é a esteira aquática. Ela reduz até 60% do peso do animal sem causar grandes danos à articulação.
Além dessa prática, o estímulo ao uso de brinquedos é muito importante, pois eles ajudam no combate à obesidade e ao sedentarismo, assim como na correção de hábitos incorretos que os animais podem adquirir quando estão entediados.
Conclusão:
Conclusão:
Lembramos que toda a informação contida no site BichoZen têm fins meramente informativos e não deve ser considerada assessoria, diagnóstico ou tratamento médico.
Nunca deixe de consultar o médico veterinário por algo que você tenha lido neste site.
Curta nossa página no Facebook: BichoZenOficial